Mapas e dispositivos (clareira)

 

 
 	  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

Maps & Devices (Glade)

 

"atan", "je t'aime...", "struct_0". To reach the glade. Maps & Devices will take several shapes at Agência de Arte Vera Cortês, starting September 2006 and throughout 2007; in a series of small exhibitions, the audience will have the opportunity to see art objects by André Sier, who tries to crystallize innovative space-time relationships, using computer programming languages to develop audiovisual art works. In the first part of Maps & Devices – the Glade – we will find advertisements and maps for the construction of algorithmic devices that make time unravel in various ways.

"atan" (2005) is a group of computer generated program-drawings that bring into view glimpses of arrangements of small objects and their interconnections. It includes small image programs that develop around topics like Babel, Europe, WW III, the sun, and that map the evolution of moving code links that have become static in print. Atan is the mathematical operation that searches the arch based on its tangent. The drawings evolve using only elements of the program that generates them, creating incoherent programs that can not run without breaking down the system – but it is possible to provide these kamikaze programs with standard structural images, from which to evolve and crash.

"je t'aime..." (1998) is his first site-specific work with continuous sound. It sends the sound from a space, through omnidirectional contact microphones that translate the vibrations created by the environment's sounds and people moving around, into a woofer modified in order to contain fluids. The physicalness of the amplified sound creates concentric patterns that vibrate on the water surface of the column/object to the sound details captured by the microphones. The device also amplifies the fluid oscillating patterns using a light projector and a mirror to luminously enlarge the patterns at the woofer.

 

"struct_0" (2001) is the first version of the struct series, exploring several conjugations of the open using sound and image. It is a site-specific audiovisual installation that runs code on the sound of the space. The computer application seeks to permeate different sound lines captured in the room, drawing gaps in the natural time flow. Visually, one can see a particle (line) system in synchrony with the orchestrated sound fabric, in permanent flow.

 











Mapas & Dispositivos (Clareira)
     

 

 

"atan", "je t'aime...", "struct_0". Chegar à clareira. Mapas e Dispositivos vai tomar várias configurações na Agência de Arte Vera Cortês, iniciando-se agora em Setembro e prolongando-se ao longo de 2007; vai ser uma série de pequenas exposições onde vamos poder observar objectos artísticos de André Sier, cujo trabalho procura cristalizar relações inovadoras entre o espaço e o tempo envolvendo linguagens de programação de computadores para desenvolver trabalhos artísticos áudio-visuais. Nesta primeira parte de Mapas e Dispositivos -- a clareira -- encontramos anúncios e mapas da construção de dispositivos algorítmicos que fazem desfiar o tempo de várias formas.

"atan" (2005) é uma série de desenhos-programas gerados em computador que trazem ao olhar vislumbres de arranjos de pequenos objectos e suas interligações. Compreende pequenos programas-imagens que evoluem em torno de temas como babel, europa, wwiii, sol, que cartografam evoluções de ligações de código em movimento tornadas estáticas na impressão. Atan é a operação matemática que procura o arco a partir da tangente. Os desenhos evoluem usando apenas elementos do próprio programa em que são gerados, criando programas sem nexo, que não podem correr sem fazer colapsar o sistema -- mas é possível dotar estes programas-kamikaze de imagens estruturais padrão, em torno das quais evoluem e se despenham.

"je t'aime..." (1998) é a sua peça inaugural de trabalho com o som contínuo de espaços site-specific. Envia o som de um espaço, através de microfones de contacto e omni-direccionais que procuram transcrever as vibrações das deslocações das pessoas e sons do espaço para o interior de um woofer modificado para conter líquidos. A fisicalidade do som amplificado surte padrões concêntricos que vibram na superfície aquosa da coluna/objecto, acompanhando os pormenores sonoros que os microfones capturam. O dispositivo amplia ainda os padrões de oscilação do líquido, usando um projector de luz e um espelho para ampliar luminosamente os padrões junto ao woofer.

 

"struct_0" (2001) é a primeira versão da série struct, que explora diferentes conjugações do aberto em som e imagem. É uma instalação áudio-visual site-specific que executa código em torno do som do espaço. A aplicação informática procura percolar diferentes linhas de som capturadas agora no espaço, desenhando brechas no fluir natural do tempo. Visualmente observa-se um sistema de partículas (linhas) em sintonia com o tecido sonoro orquestrado, em perpétuo fluxo.