este ano o olhares de outono celebra 10 anos. parabéns olhares! o vitor joaquim contactou-me há uns meses para participar no eme.ll, um evento que vai juntar 16 performers (12 sonoros e 4 visuais, onde estou incluído) no mosteiro s. bento da vitória, domingo, dia 22, às 21h30. vai ser interessante! vou tentar explorar alguns interfaces video, em conjugação com o som e algoritmos do jogo da vida, alguns terrenos, e se calhar alguns sketchs:)

sábado, 21 de novembro, depois das conferências, vou inaugurar a interestrelar dentro do hall e um novo trabalho em estreia na fachada do edifício de restauro do campus da católica do porto. esta nova peça é interactiva ao movimento, chama-se ∆ e faz parte da série uunniivveerrssee. (delta) ∆ é uma simulação 3d interactiva ao movimento capturado pela câmara vídeo. agentes autónomos, num ambiente de ruínas pitagóricas abstractas, relacionam-se com elementos gerados através da interacção vídeo. as peças ficam activas até ao fim dos olhares, dia 26 de novembro.

a peça evolui das imagens estudos iniciais (aqui e aqui), alguns elementos retirados, outros adicionados, a reestruturação da programação em puro opengl que permite performances óptimas em tempo-real. delta faz parte da série de peças cosmogónicas que antecedem a criação do uunniivveerrssee.  aqui ficam algumas imagens de ∆ que inaugura às 19h dia 21, deve ficar mais interessante ao vivo com uma projecção de 16m em interface com o movimento da câmara!

delta-002946 delta-002978 delta-005845

22 de novembro, às 15h,no mosteiro s. bento da vitória vou falar sobre simulações estocásticas vídeo-interactivas, elementos que exploro nos trabalhos que crio. As simulações computacionais são um terreno fértil; aliadas à geração procedural estocástica, geram infindáveis combinações de elementos. Ao procurarem recriar comportamentos reais ou abstractos, levam os algoritmos a estados complexos, a partir de simples mecanismos de inteligência artificial. Ao longo dos exemplos, observamos também algumas estratégias de vídeo-interacção na criação de ligações entre os trabalhos e os utilizadores.