já desde outubro último que estou a colaborar com o Pedro Carneiro na criação da música para o Édipo de Sófocles, revisto e encenado pelo Jorge Silva Melo; uma co-produção TNDMII e Artistas Unidos em colaboração com a Orquestra de Câmara Portuguesa.

a peça vai estrear na próxima quinta, 18 de fevereiro, na sala garrett do teatro d. maria, e fica em cena até 28 de março. aqui mais informações.

principalmente, estou a realizar todo o sistema informático em max que difunde o som e processa em tempo-real três fontes de instrumentos para 9 colunas instaladas no teatro. o Pedro compôs toda a música original que acompanha a peça, acústica e electrónica, e eu realizei todo um sistema de espacialização, à base do objecto a-dbap que desenvolvi em 2006, que orquestra a navegação de sons pelo espaço nas diferentes secções da peça. além da espacialização, compus um sistema de processamento de sinal em tempo-real que aplica processos aos instrumentos em determinadas secções da peça.

espero colocar mais informações/imagens em breve, por agora, uma imagem do gui do sistema informático. algumas imagens da ante-estreia.

edipo_spat50

CIMG5337a CIMG5357a CIMG5360a