6 - 26 fev 2012

0 255 0 & k.~ @algoritmos criativos @pavilhão conhecimento

[gallery link="file" order="DESC" columns="2" orderby="rand"]

 

 

 

A Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e o Director do Espaço do Tempo, Rui Horta, convidam-no (a) para a inauguração da exposição Algoritmos Criativos, que terá lugar no próximo dia 6 de Fevereiro, segunda-feira, às 17h00, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva.

As novas tecnologias são hoje indissociáveis da nossa forma de viver e, no nosso quotidiano, interagimos constantemente com as mais variadas e sofisticadas ferramentas tecnológicas. Inevitavelmente, as artes não escaparam ao fascínio do mundo digital, que tem hoje uma importância crescente no universo criativo das nossas sociedades.

Em Portugal, uma nova geração de criadores, pensadores e mediadores culturais, utilizam de uma forma consequente e sofisticada estas novas linguagens. Muitos jovens que têm saído das mais diversas formações em novas tecnologias estão hoje seduzidos pelas artes performativas e pelas artes visuais em geral, particularmente pela possibilidade de instalar interactivamente o seu trabalho e confrontá-la com o público. No mesmo sentido, muitos dos que saem das escolas de arte, bem como um vasto número de criadores da nova geração, fruto de uma crescente democratização das ferramentas tecnológicas, estão hoje igualmente imersos em projectos cada vez mais complexos dentro deste tipo de linguagens criativas. Neste sentido, a Ciência Viva e o Espaço do Tempo desafiaram vários jovens criadores na área da interactividade digital, a criar uma série de projectos expositivos. Algoritmos Criativos é uma mostra de 12 trabalhos em áreas tão diferentes como o design de interacção, a computação física, a robótica, a inteligência artificial, e a engenharia de sistemas. Sejam bem-vindos ao presente/futuro!