SAMSUNG

Nos próximas dias 11 e 12 de julho mais uma edição de 2 dias do Workshop Esculturas Generativas, nas Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo. 2 dias a aprender a modelar em código e a criar as tuas esculturas que poderás levar contigo.

WORKSHOP ESCULTURAS GENERATIVAS

Modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (processing e openFrameworks) e 3D Printing.

mais informações e inscrições: http://www.oficinasdoconvento.com/?work=oficina-esculturas-generativas

Formador: André Sier

Contribuição 40€ (2 dias )

Nr max de participantes – 15

O formando leva todas as esculturas ,que conseguir realizer durante o workshop, para casa.
Destinatários – Jovens e adultos dos 10 aos 100, entusiastas da impressão 3D, novos artesãos, programadores, artistas e designers.

Descrição

Ofcina de modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (processing e openFrameworks) com bibliotecas de código s373.net/x (http://s373.net/code). Nesta ofcina vamos gerar esculturas abstractas dos participantes bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos.

O workshop não requer qualquer experiência de modelação 3D. Introduz conceitos do espaço volumétrico abstracto e de criação de sólidos tridimensionais, fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D que poderás levar contigo.

Objectivos

Conhecimentos de vóxeis e de técnicas de poligonização tridimensionais. Modelação de objectos 3D através de sons, gestos, câmaras, algoritmos generativos. Gravação e impressão de modelos 3D.

Programa

Space, the final frontier: o que é o espaço volumétrico abstracto computacional. O que é o Voxel. Exemplos de Técnicas de poligonização tridimensional. Instalação e uso das bibliotecas de código s373.net/x ofxMarchingCubes e s373.marchingcubes para openFrameworks e Processing. Análise e uso de programas exemplo de Modelação de Volumes Tridimensionais com o som, gestos, sensores, câmaras, algoritmos generativos. Criação de retratos 3D com a aplicação Eu-Abstracto. (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/) Gravação de fcheiros .stl. Limpeza e escala do .stl no Blender e preparação no Cura para a impressão 3d. Impressão 3D de objectos criados pelos participantes.

Materiais

Será fornecido o computador do tutor para uso dos softwares e criação das esculturas, pelo que não será necessário trazer qualquer material para o workshop. O tutor trará ainda câmaras 3D, sensores e outros dispositivos digitais para a criação de esculturas. Haverá uma máquina de impressão 3D disponível para as impressões bem como flamento para impressão a cargo da instituição.

Os participantes que queiram instalar e correr os softwares bem como os programas distribuídos no workshop devem trazer os seus dispositivos (câmaras, microfones, etc) e ter no seu portátil (windows, mac ou linux) os seguintes softwares instalados:

– processing 1.5.1 ou superior (processing.org/download)
– openFrameworks 0.8.1 ou superior (openframeworks.cc/download)
– blender 2.72 ou superior (blender.org/download)
– cura 14.12 ou superior (software.ultimaker.com)
Bio Formador

André Sier trabalha como artista-programador no seu estúdio s373.net/x, criando experiências áudio-visuais interactivas e objectos generativos. Trabalha e expõe a nível nacional e internacional em galerias, museus e festivais desde 1997 com código, 3D, vídeo, som, electrónica, desenhos, escultura, instalação, videojogos entre outros meios. Premiado nos Jovens Criadores (2006), na Bienal de Cerveira (2009), na Lisbon MakerFaire (2014), faz parte de colecções nacionais e internacionais e destaca as séries ‘struct’, ‘747’, ‘corrida espacial’, ‘k.’, ‘uunniivveerrssee’, ‘piantadelmondo’, ‘wolfanddotcom’. Ensina regularmente programação criativa desde 2002, leccionando actualmente e desde 2012 artes digitais na Universidade de Évora. Tem um portfólio em http://andre-sier.com e pode encontrar um cv detalhado em http://s373.net/sier.