CICLO COMBO #1
Radiotelescópio
André Sier & Alexandre Castro
10. 9. 2015
Inauguração e concerto / Opening and concert
4. 9. 2015
Encerramento / Closing
(Scrool down for the English version)
No dia 10 de Setembro às 19 horas inaugura o primeiro capítulo do CICLO COMBO comRadiotelescópio, uma exposição dupla de André Sier e Alexandre Castro.
O CICLO COMBO é um novo ciclo de exposições duplas ou múltiplas que apresenta o trabalho de artistas portugueses emergentes.
Com curadoria da Zaratan -Arte Contemporânea, COMBO é a invenção de um espaço comum onde dois ou mais artistas confrontam as suas práticas e geram um diálogo estreito cheio de filiações, equivalências e isomorfismos.
Partindo do confronto entre artistas que trabalham com disciplinas e técnicas artísticas próximas, esta série de exposições foca-se na questão de como acontece a transição de um ao outro, de um trabalho artístico a outro. Estas transições são espaços generativos nos quais uma escolha artística individual já não é concebida como soberana, inteiramente autónoma mas como uma aplicação de uma série de regras existentes, como a realização de uma opção que é sempre já dada. Ainda, o espaço entre os trabalhos torna-se uma espécie de algoritmo, um conjunto ou combinação de regras generativas das quais emerge o sentido.
COMBO é um espaço da negociação com simples linhas-guia ou critérios – nas quais os “jogadores” e os agentes que participam concordam – que geram diferentes possibilidades, interpretações e entendimentos.
Nos jogos electrónicos, “combo” é um termo que designa uma sequência de comandos que activam um movimento ou uma acção especial. É exactamente “uma acção ou movimento especial” que esta junção entre artistas pretende gerar.
O intuito do CICLO COMBO é fomentar o diálogo, promover o espírito D.I.Y. na construção de ferramentas criativas e investir na didáctica como forma de conservar e reinventar o saber. Os caminhos de certa forma análogos seguidos pelos dois artistas no território dos novos Media, sugeriram a organização de duas oficinas teórico-práticas: “Esculturas Generativas” de André Sier (18 de Setembro) e “Hardware Cowboys” (19 de Setembro) de Alexandre Castro. Estes dois workshop trazem a computação para o mundo real e de volta para o virtual e abrem a perspectiva de uma utilização expressiva de instrumentos electrónicos ou tecnologicamente complexos ( → Mais informações em baixo ).
A convite de André Sier, no dia da inauguração (10 Setembro) o John Klima apresenta seu último projecto musical “Wednesday” (USA/ NL/ PT), criado em colaboração com Thomas Kahrel e Nuno Morão ( → Às 20 horas na Zaratan).
BIO
André Sier (1977) vive e trabalha em Lisboa como artista-programador de máquinas nos seus estúdios s373.net/x. Produz desde 1997 peças dinâmicas em código, 3d, vídeo, som, electrónica, desenhos, entre outros meios. Ensina regularmente programação áudio-visual desde 2002, sendo actualmente professor assistente convidado em artes digitais na Universidade de Évora. Destaca as séries 'struct', '747', 'Space Race', 'uunniivveerrssee', 'piantadelmondo', trabalhos imersivos em espaços abstractos, muitas vezes usando dados de interacções site-specific a partir de microfones e câmaras, ou sintetizando experiências com matemáticas estocásticas, generativas e caóticas. Premiado nos Jovens Criadores (2006) com 'struct_5' e na XV Bienal de Vila Nova de Cerveira com 'Interestrelar' (2009), salienta igualmente a série 'k.' iniciada em 2007 na galeria net.art da DGArtes e a aquisição de 'struct_1' pelo MEIAC em 2006. Desde 1997, já exibiu e performou código, instalações/objectos em várias galerias, festivais, espaços artísticos de Portugal, Espanha, USA, Itália, Alemanha, Brasil, Eslovénia, Polónia, Suiça.
Alexandre Castro (1984) é designer e programador desde 2004. Tendo começado a sua carreira pelo vídeo e animação 3D, veio depois a redireccionar o seu foco de interesse para o Design e desenvolvimento de plataformas web para projectos essencialmente na área cultural. Tendo uma formação base em Design de Comunicação foi membro fundador do colectivo de designers TunaLightZone o qual integrou entre 2004 e 2008. Em 2009, faz um estagio profissional na Barbara Says (atelier de design de comunicação direccionado para clientes da área cultural) tendo continuado a sua colaboração até ao princípio de 2013. Durante esse período desenvolveu projectos para clientes como o Museu Berardo, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado, Turismo de Portugal e Teatro Praga e Teatro Maria Matos. Entre 2010 e 2012 foi também professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha onde leccionou unidades curriculares relativas às áreas de desenvolvimento de interfaces e ecnologias Web. Tendo sido desde muito novo um explorador das técnologias computacionais, tem desde a alguns anos a esta parte vindo a explorar as possibilidades da electrónica e da programação de micro-controladores como instrumento para alargar o campo dos possiveis, nas interacções homem-máquina para além das ferramentas convencionais.
English Version
On September the 10th at 7 pm opens the first chapter of COMBO CYCLE with Radiotelescópio, a double exhibition by André Sier and Alexandre Castro. COMBO CYCLE is a new round of double or multiple exhibitions that presents the work of emerging Portuguese artists. Curated by Zaratan – Arte Contemporânea, COMBO is the affirmation of a common space, where two or more artists confront their practices and create a close dialogue full of affiliations, equivalences and isomorphisms. Starting from the comparison between artists that works with nearby artistic techniques and disciplines, this series of exhibitions focuses on the question of how the transition occurs from one to another, from one artwork to another. These transitions are generative spaces in which an individual artistic choice is no longer conceived as a sovereign, fully independent, but as the application of a number of existing rules, such as taking an option that is always already given. Moreover, the space between the works becomes a kind of algorithm, a set or combination of generative rules which engender a meaning. COMBO is a negotiation space with simple guidelines or criteria - in which the "players" and the agents involved agree - that generate different possibilities, interpretations and understandings.In electronic games, "combo" is a term which designates a sequence of commands which activate a movement or special action. It is exactly "an action or special move" that this junction between artists want to generate.The mission of the COMBO CYCLE is also to foster dialogue, promote the DIY spirit in building creative tools and invest in teaching as a way to preserve and reinvent knowledge. The parallel paths followed by the two artists on the territory of new media, suggested the organization of two theoretical and practical workshops: "Esculturas Generativas” by André Sier (18th September) and “Hardware Cowboys” by Alexandre Castro (19th September). These two workshops bring computing to the real world and back to the virtual and open up the prospect of a meaningful use of electronic and technologically complex instruments (→Scrool down for more informations ). Invited by André Sier, on the opening day (September 10) John Klima presents his latest music project called "Wednesday" (USA / NL / PT), created in collaboration with Thomas Kahrel and Nuno Morão.(→ 8pm at Zaratan ).
BIOS
André Sier (1977) lives and works in Lisbon as an intermedia artist-programmer of machines at his s373.net/x studios. Since 1997 produces dynamic pieces in code, 3D, video, sound, electronics, drawings, among other means. Teaches regularly audio-visual programming since 2002 and is currently invited assistant professor in digital arts at Évora University. Highlights the series 'struct', '747', 'Space Race', 'uunniivveerrssee', 'piantadelmondo', immersive work in abstract spaces often using site-specific data interactions from microphones and cameras, or synthesizing experiences with stochastic, generative and chaotic mathematics. Awarded at Young Creators (2006) with 'struct_5' and at the XV Biennial of Vila Nova de Cerveira with 'Interestrelar' (2009), also notes the series 'k.' started in 2007 in the net.art gallery from Direcção Geral das Artes and the acquisition of 'struct_1' by MEIAC in 2006. Since 1997 has exhibited and performed code, installations/objects at several galleries, festivals, artistic spaces of Portugal, Spain, USA, Italy, Germany, Brasil, Slovenia, Poland, Switzerland.
Alexandre Castro (1984) is a designer and programmer since 2004. Having started his career with video and 3D animation, came after redirecting his focus of interest for the design and development of web platforms mainly in the cultural area. Having a training base in Communication Design, he was a founding member of the designers collective TunaLightZone between 2004 and 2008. In 2009, he has an internship in Barbara Says (targeted communication design studio for guests of the cultural district) and their collaboration continued until early 2013. During that time, he developed projects for clients such as the Berardo Museum, National Museum of Contemporary Art, the Chiado Museum, Turismo de Portugal and Prague Theatre and Teatro Maria Matos.Between 2010 and 2012 he was a professor in the School of Arts and Design of Caldas da Rainha where he taught courses relating to the development of interfaces and web technologies. Having been from an early age an explorer of computer technologies, in the last years he has been exploring the possibilities of micro-controllers as instruments to extend the scope of the possible in the human-machine interactions beyond conventional tools.
(Scroll down for the English Version)
WORKSHOPS I Novos Media
Inscrições e informações: zaratan.ac@gmail.com
André Sier > 18 Setembro das 10H00 às 19H00
Esculturas Generativas
Oficina de Modelação Digital e Fabricação em Impressoras 3D
Oficina de modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (Processing, openFrameworks, Blender, Cura) com bibliotecas de código s373.net/x (http://s373.net/code). Nesta oficina vamos gerar esculturas abstractas dos participantes, bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos.
O workshop introduz o espaço volumétrico abstracto (voxels), conceitos introdutórios de criação de sólidos tridimensionais, não requer qualquer experiência de modelação 3D, e fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D.
Objectivos:
- Conhecimentos de vóxeis e de técnicas de poligonização tridimensionais.
- Modelação de objectos 3D através de sons, gestos, câmaras, algoritmos generativos.
- Gravação e impressão de modelos 3D.
Programa:
- O espaço volumétrico abstracto computacional;
- O que é o Voxel. Exemplos de Técnicas de poligonização tridimensional;
- Instalação e uso das bibliotecas de código s373.net/x , ofxMarchingCubes e s373.marchingcubes para openFrameworks e Processing;
- Análise e uso de programas exemplo de Modelação de Volumes Tridimensionais com o som, gestos, sensores, câmaras, algoritmos generativos;
- Criação de retratos 3D com a aplicação Eu-Abstracto (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/ );
- Gravação de ficheiros .stl;
- Limpeza e escala do .stl no Blender e preparação no Cura para a impressão 3d;
- Impressão 3D de objectos criados pelos participantes.
Material fornecido*:
- C omputador e software do tutor para uso dos softwares e criação das esculturas;
- Câmaras 3D, sensores e outros dispositivos digitais para a criação de esculturas;
- Máquina e filamento para impressão 3D;
* Os participantes podem não trazer material caso optem por assistir e realizar esculturas no computador do formador. Os participantes que queiram instalar e correr os softwares bem como os programas distribuídos no workshop devem trazer os seus dispositivos (câmaras, microfones, etc) e ter no seu portátil (windows, mac ou linux) os seguintes softwares instalados:
- Processing 1.5.1 (processing.org/download )
- OpenFrameworks 0084 (openframeworks.cc/download )
- Blender 2.72 ou superior (blender.org/download )
- Cura 14.12 (software.ultimaker.com )
Nº de participantes:
Máximo 7
Preço:
25 euros (estudantes) 30 euros (profissionais e artistas)
Alexandre Castro > 19 Setembro das 10H30 às 19H00
Hardware Cowboys
Oficina de exploração computacional/electrónica com micro-controladores
Ao contrário de um livro de receitas, este workshop pretende guiar os seus participantes pelo processo de exploração e aprendizagem necessário à criação de objectos electrónicos capazes de reagir ao seu ambiente ambiente externo.
Programa:
Assim sendo o workshop explorará os seguintes pontos:
- Aquisição de componentes;
- A cultura hacking/making que existe em torno da electrónica DIY;
- Fontes de informação;
- A plataforma Arduino;
- Montagem, e programação de objectos electrónico simples;
- Espaço para especulação e experimentação livre com as ferramentas disponibilizadas.
No fim do workshop cada formando ficará da posse do objecto por si construído.
Material fornecido:
- Plataforma de prototipagem;
- Vários tipos de sensores para escolher;
- Leds, motores, pequena colunas sonoras etc;
- cabo-electrico;
- Documentação do workshop.
Material necessário para frequentar o workshop:
- Computador;
- Cabo USB 2.0 com ligação Mini ou Micro. (Micro são os mais comuns nos telefones / máquinas fotográficas actuais).
Nº de participantes:
Máximo 10
Preço:
25 euros (estudantes) 30 euros (profissionais e artistas)
English Version
WORKSHOPS I New Media
Registrations and informations: zaratan.ac@gmail.com
André Sier > 18th September 10:00 to 19:00
Generative sculptures
Workshop of Digital Modeling and Manufacture in 3D Printers
Workshop of digital modeling and manufacture of Generative Sculptures through programs created in open-source environments ( Processing , openFrameworks, Blender , Cure ) with libraries code s373.net/x (http://s373.net/code ).
In this workshop we are going to produce abstract sculptures of the participants as well as to model, create and print volumetrical forms from sounds, cameras, sensors, generative algorithms.
The workshop introduces the abstract volumetrical space (voxels), introductory concepts of the creation of three-dimensional solids, experience of 3D modeling is not required , and it supplies several programs examples that produce models from gesture or digital sequences of users, sounds, sensors and other interfaces, generative processes.
With these programs we are going to create Generative Sculptures in volumetric space and to print it in a 3D printer.
Objectives:
- Knowledge of voxels and techniques of dimensional polygonising;
- 3D modeling objects through sounds, gestures, cameras, generative algorithms;
- 3D models recording and printing.
Program:
- The abstract computational volumetric space;
- What is a Voxel . Examples of dimensional polygonising techniques;
- Installation and use of s373.net/x ofxMarchingCubes libraries code and s373.marchingcubes to openFrameworks and Processing;
- Analysis and use of three-dimensional volume modeling example programs with sound, gestures, sensors, cameras, generative algorithms;
- Creation of 3D pictures with the application Eu-Abstracto (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/ ) ;
- .stl File recording;
- Cleaning and .stl scale in Blender and preparing for Cure 3D printing;
- 3D printing objects created by the participants.
Material Supplied:
- Computer and tutor software to use and create the sculptures.
- 3D cameras, digital sensors and other devices for creating sculptures.
- Machine and filament for 3D printing.
* Participants cannot bring the case materials chosen to watch and perform sculptures in the tutor's computer. Participants who want to install and run the software as well as programs distributed at the workshop must bring their own devices (cameras, microphones, i.e.) and have on your laptop (windows , mac or linux) the following software installed :
- Processing 1.5.1 ( processing.org/download )
- OpenFrameworks 0084 ( openframeworks.cc/download )
- Blender 2.72 or higher ( blender.org/download )
- Healing 14:12 ( software.ultimaker.com )
Number of participants:
Maximum 7
Price:
25 euros (students) 30 euros (professionals and artists)
Alexandre Castro > 19 September 10:30 to 19:00
Hardware Cowboys
Workshop of computational / electronic exploration with micro-controllers
On the contrary of a receipts book, this workshop intends to guide his participants for the necessary process of exploration and apprenticeship of creation of electronic objects able to resist its extern surrounding environment.
The workshop will explore the following points:
- Components Acquisition;
- The hacking/making culture existing around the DIY electronics;
- Information sources;
- The Arduino platform;
- Assembly and planning of simple electronic objects;
- Space out for speculation and free experimentation with the available tools.
In the end of the workshop each forming will be in the posse of the object built by itself.
Supplied material:
- Prototyping Platform;
- Several sensors types;
- Leds, motors, small resonant columns, i.e.;
- Electric wires;
- Workshop content documentation.
Required material for the workshop:
- Computer;
- End USB 2.0 with Mini or Micro connection. (Micro are the commonest, used in the telephones / current cameras).
N. of participants:
Maximum 10
Price:
25 euros (students) 30 euros (professionals and artists)