Sexta-feira, 22/04/2016
20:00 - 22:30
Foto-Síntese @MILL Instatalks
talk-slidesFoto-Síntese-20160422-b
talk-audio foto-sintese-20160422-andresier-talk-millpt
Sábado, 14/05/2016
10h30-19h30
Workshop Foto-Síntese @MILL (inscrições)
Domingo, 15/05/2016
10h30-19h30
Interacções Sónicas em openFrameworks @MILL (inscrições)
No dia 22 de Abril, o MILL vai receber um conjunto de talks e palestras de vários fotógrafos, makers e projectos sobre uma miríade de temas relacionados com fotografia. Sobre projectos e séries fotográficas, firmware hacking, acessórios, light painting,pinhole, personalização de máquinas, projectos comunitários (e inclusão pela arte), entre outros temas. Será uma noite cheia de criatividade e imaginação, de entrada livre e aberta, para quem deseja vir conhecer e partilhar ideias e projectos em ambiente informal. Chamou-se a esta iniciativa Instatalks, em analogia com o espírito da fotografia instantânea.
WORKSHOP FOTO-SÍNTESE @ MILL.PT
Este workshop consiste numa oficina de introdução à programação e de experimentação com interfaces simples de computação física. É dada primazia à captura de luz através do Arduino e à sua transformação no Processing em som e imagem, criando instrumentos áudio-visuais lumínicos. Vamos aprender também a criar joysticks com objectos comuns, criar protocolos de comunicação serial entre os objectos e os programas, trazer a computação para o mundo real e de volta para o virtual. No workshop serão demonstrados e comentados projectos que exemplificam estas áreas que poderás aplicar nos teus projectos.
Foto-Síntese é um projecto de computação física de André Sier com múltiplos io's - que contém erros (deve ser escrito fotossíntese)-, mas talvez seja uma nova palavra com mais atenção às operações de ligação; É inspirado no momento suspenso cru fotográfico que Chris Marker, plantas, - entre outros seres,- operam, ligam e executam ao 'transformarem' raios electrónicos solares em energia e oxigénio.
Programa:
- Introdução à programação com Arduino e Processing.
- Programação por objectos: classes em Arduino e Processing.
- Ler e usar vários sensores simultaneamente.
- Operar vários actuadores simultaneamente.
- Gerar sons e luzes em Arduino. Gerar sons e imagens em Processing.
- Criação de objectos interactivos áudio-visuais standalone em Arduino.
- Introdução ao protocolo de comunicação serial.
- Comunicação bidireccional de múltiplos sensores e ordens entre Arduino e Processing. Exemplos de protocolos.
- Criação de joysticks com objectos e Arduino.
- Uso de joysticks para a criação de máquinas de desenhar e máquinas sonoras em Processing a partir da luz captada em Arduino.
- Visão por computador em Processing ligada à criação de padrões lumínicos e sonoros em Arduino.
- Criação e assistência à realização de exemplos individuais.
Orientado por André Sier do s373.net/x art codex studios
Participantes têm que trazer um computador portátil com Processing e Arduino ou Wiring já instalada.
Haverá material disponível emprestado aos participantes, os que quiserem trazer o seu, tragam o vosso Arduino/Genuino/etc e cabo USB, 1 breadboard (placa de ensaio), jumper wires (fios de ligação), aligator clips (crocodilos), algumas resistências 10-100k (as que tiverem disponíveis), folhas de papel, 2 ldr's, 2 mini-colunas, 2 leds.
INTERACÇÕES SÓNICAS EM OPENFRAMEWORKS @ MILL.PT
Aprende a criar sons a partir de processos físicos/generativos, assim como a criar gráficos interactivos a sons em tempo-real. Vem explorar o mundo da computação criativa c++ em openFrameworks.
Workshop introdutório de c++ na plataforma openFrameworks dirigido a artistas e músicos, onde se focam noções elementares de programação criativa vocacionadas para a criação de programas que combinam partículas e processos físicos com síntese de som e processos de geração gráfica a partir de som.
O openFrameworks (OF) é uma ferramenta aberta, criativa, poderosa e multi-plataformas para criar programas em c++, desenvolvido por uma comunidade de artistas-programdores que procura tornar a escrita de código robusto mais acessível a não programadores.
Neste workshop, os alunos vão adquirir competências para criar animações, sistemas de partículas, programas interactivos a som e geradores de sons.
Programa:
- Estrutura da aplicação esqueleto do openFrameworks.
- Introdução a variáveis, ciclos, decisões.
- Primitivas gráficas: pontos, linhas, rects, círculos, curvas.
- Primitivas sonoras: frequências, samples, sons.
- Primeiros programas: interacções com rato, elementos gráficos, elementos sonoros.
- Introdução a classes e programação por objectos.
- Introdução a processos físicos de movimento.
- Introdução a processos generativos.
- Criação de massas de elementos em sistemas de partículas.
- Análise e síntese de som.
- Interacções partículas <-> som.
- Exemplos geradores de som e geradores de gráficos a partir de som.
- Construção de exercício individual que misture os projectos abordados.
Orientado por André Sier do s373.net/x art codex studios
Os participantes devem trazer um computador portátil com microfone e/ou sons que queiram trabalhar visualmente. É recomendável que tenham openFrameworks e um ambiente de desenvolvimento (IDE) já instalado (openframeworks.cc/setup).