André Sier

Labirinto de Chronos I

15 de outubro 2016 | 15 de janeiro de 2017

CONVENTO DE SÃO FRANCISCO,

COIMBRA, PT

todos os dias das 15h às 20h

 

Exposição e Oficina de Artes Digitais

Data:

15 de outubro de 2016 a 15 de janeiro de 2017

Local: Convento São Francisco

Informação:

Bilheteira – 239857191

Serviço Expositivo – 239857195

geral@coimbraconvento.pt

Sinopse:

André Sier é um engenheiro artístico que trabalha com códigos e meios interativos programados por si. Utilizando os novos media, a sua obra situa-se nas interseções da instalação, dos jogos, do cinema, da pintura, da escultura e da música. Sier oferece experiências lúdicas, imersivas, contemplativas, utilizando linguagens contemporâneas.

No âmbito do Ciclo Éter, o artista apresenta no Convento São Francisco quatro peças interativas de projeção vídeo e uma seleção de esculturas desenhadas em código e impressas em 3D. Uma exposição individual, onde Sier recria o ambiente de descoberta e de exploração do fictício labirinto do senhor do tempo.

Esculturas Generativas é uma oficina de fabrico e impressão de esculturas concebida e orientada por André Sier. Os participantes vão gerar esculturas abstratas, bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, câmaras, sensores e algoritmos generativos. As esculturas fabricadas são integradas na exposição, mas no final os participantes podem levá-las consigo.

André Sier

Labirinto de Chronos I

15 de outubro 2016 | 15 de janeiro de 2017

Chronos, na cosmogonia órfica, produz o Caos e o Éter, que se tornam espaço e habitação da primeira geração de deuses tecedores do universo, sendo o criador último do Cosmos.

Nesta exposição o engenheiro artístico André Sier recria o ambiente de descoberta e de exploração do fictício labirinto do senhor do tempo, convidando visitantes de todas as idades a entrar numa rede de longos e infinitos caminhos que desembocam em objetos e instalações interativas para serem jogadas e deslindadas.

Trata-se de labirintos virtuais a que podemos aceder através de instalações computacionais que nunca se repetem e se refazem a cada nova jogada. Programas que navegam de acordo com as ações dos visitantes, diferentes pontos de vista de inesgotáveis profundidades.

Este Labirinto de Chronos I contém uma seleção de obras recentes do artista, que nos conduz a uma cidade virtual imensurável, onde se navega à medida que os movimentos do corpo interagem com a instalação.

São espaços virtuais, guardados por dragões e agrimensores kafkianos que podemos incorporar, num jogo que nos envolve através do som ou de gestos simples e esvoaçantes.

Esculturas do caos, do som, dos fractais autómatos celulares, impressas em 3D, tecidas entre a mente do artista e os algoritmos por ele criados e manipulados nas máquinas.

André Sier trabalha artisticamente com códigos e meios interativos programados por si. Utilizando os novos media, a sua obra situa-se nas interseções da instalação, dos jogos, do cinema, da pintura, da escultura e da música. Através do recurso a linguagens contemporâneas, o artista oferece experiências lúdicas, imersivas e contemplativas.