Mel da Senhora do Labirinto
Lady of the Labyrinth's Honey
zaratan.pt//en/exhibit/80
ANDRÉ SIER
Mel da Senhora do Labirinto
INAUGURAÇÃO | 9 Jan às 19:00
PATENTE | 9 Jan - 29 Fev 2020
ABERTO | De Quinta a Domingo, das 16h00 às 20h00
VISITA GUIADA | 8 Fev às 18:00
INFO | info@zaratan.pt | (+351) 967580235 | www.zaratan.pt
Mel da Senhora do Labirinto é expressão primeira, arqueológica, que guarda a entrada dos
primeiros labirintos humanos, perante a qual se realizam oferendas de néctar eusocial, à
senhora do labirinto, anseando por passagem segura perante o primeiro dispositivo letal de
jogos sérios e espaciais, em tempos onde aspectos não-humanos guiam a esfera do
cosmos humana. Esta exposição relata explorações electrónicas e digitais na senda do
ambiente que envolve o mítico novelo engenhado: propõe artefactos sob a forma de
desenhos máquinicos provenientes de fontes não-humanas, esculturas abstractas dos
jogadores, fotografias e dispositivos de agregados bio-electrónicos, pinturas vegetais com
mapas de jogos jogados, visualizações interactivas de espaços animais, e um jogo, para
duas pessoas. Daedalus, Ariadne, Minos, Theseus, Pasiphae, Asterion, e muitos outros,
dançam e jogam, ciclicamente, nos jardins virtuais da senhora do labirinto.
BIO:
ANDRÉ SIER trabalha artisticamente com código, meios electrónicos, interactivos, digitais e
convencionais, onde combina videojogos, instalações, pintura, escultura, música,
matemáticas e computação em objectos e experiências de artes electrónicas, nos quais
funde mitologia, interfaces, contínuums espácio-temporais generativos, constructos arte-
ciência não-humanos humanos. Artista premiado no New Art Fest (2017), três vezes na
Lisbon Maker Faire (2014, 15, 16), Bienal de Cerveira (2009) e Jovens Criadores (2006). Nos
últimos 22 anos tem produzido objectos e trabalho interactivo serial, que ludicamente
desvelam relações espácio-temporais sintetisadas em substractos electrónicos, mostrados
em mais de 27 exposições individuais nacionais e internacionais, mais de 100 exposições e
eventos colectivos. Já exibiu trabalhos nos museus MNAC (2017, 2016), Museu de São
Roque (2011), MEIAC (2006). André Sier é um artista electrónico formado em ciências, artes,
computação, licenciado em filosofia, educador de artes digitais e electrónicas leccionando
actualmente na Universidade de Évora, doutorando em artes tecnoéticas no Planetary
Collegium. Tem um portfólio digital em https://andre-sier.com.
Projecto produzido pelo artista e pela Galeria Zaratan em Dezembro 2019, Inaugurado a 9 de Janeiro, Fim a 29 Fevereiro, financiado por DGArtes – Secretaria de Estado da Cultura em meados de Maio 2020.
LADY OF THE LABYRINTH'S HONEY by André Sier
9 Janeiro a 29 Fevevereiro
Zaratan
André Sier
Lady of the Labyrinth's Honey
Opening: Jan 9 at 19:00
Open: 9 Jan - 29 Feb 2020 | Thursday to Sunday, 4pm - 8pm | Free entry
Guided Tour: 8 Feb at 18:00
"Lady of the Labyrinth's Honey" is first expression, archaeological, that guards the entrance of the first human labyrinths, before which are performed offerings of eusocial nectar, to the lady of the labyrinth, craving for safe passage before the first lethal device of serious and spacial games, in times where non-human aspects guide the sphere of human cosmos. This exhibition accounts for electronic and digital explorations in the footpath of the environment which braces the mythical engineered yarn: it proposes artifacts under the form of machinic drawings originating from non-human sources, abstract sculptures of the players, photographs and devices of bio-electronic aggregates, vegetable paintings with maps of played games, interactive visualizations of animal spaces, and a videogame, for two players. Daedalus, Ariadne, Minos, Theseus, Pasiphae, Asterion, and many others, dance and play, cyclically, in the virtual gardens of the lady of the labyrinth.
Project produced by the artist and by Zaratan Gallery in December 2019, Premiered at January 9, Ended at February 29, funded by DGArtes – Secretaria de Estado da Cultura in the middle of May 2020.
Mel da Senhora do Labirinto
Lady of the Labyrinth's Honey
Folha de Sala / Exhibition Booklet
Mel da Senhora do Labirinto
Lady of the Labyrinth's Honey
Exhibition photographs by Lise Bardou, Jan 2020
Fotografias de exposição por Lise Bardou, Jan 2020
1. BIND (Binary Drawings), (2019) Código, Sistema Gnu/Linux, Desenho de Plotter s/ papel Fine Art. 46x30 cm cada. Desenhos gerados em código da análise granular de padrões de bytes provenientes de programas, ficheiros e processos em execução em sistemas Gnu/Linux. 2. BIOD (Biological Drawings) , (2019) Código, Agregados Biológicos, Desenho de Plotter s/ papel Fine Art. 46x30cm cada. Desenhos gerados em código da análise granular de análise de sinal de dados eléctricos capturados de plantas e outros agregados vivos. . 3. Wolfanddotcom Drawings , (2017/19) Código, Sistema Gnu/Linux, Desenho de Plotter s/ papel Fine Art. 62x45cm (x 6) Desenhos gerados em código, projectando texturas e terrenos em espaço 3d da análise granular de padrões de bytes provenientes de programas, ficheiros e processos em execução em sistemas Gnu/Linux. 4. Eusocial , (2018) Fotografia digita s/ papel fotográfico. 42x29cm (x 10) Fotografias de pesquisas em ecosistemas bio-electrónicos, através da estimulação de formigas com interferências laser e observações fotográficas nos seus habitats naturais. 5. Honey Krater , (2019) Código, Smartphone, Woofer modificado, Mel, Laser, Amplificador. Peça interactiva ao toque. Dimensões variáveis. Este vaso de oferendas aos deuses, cheio de mel, construído sobre uma lógica interactiva generativa, produz adivinhações electrónicas baseadas em padrões estocásticos e projeções cimáticas de formas hipnotizantes com o laser. 6. 8-bit Maze Gardens (#115, #116, #117) , (2019) Código, Plantas, Madeira. 80 x 122 cm cada Pinturas vegetais generativas sob temas matemáticos. As pinturas baseadas em padrões labirinticos gerados computacionalmente usando métodos não-humanos. Pinturas homem máquina com tintas biológicas 101% generativas. 7. Half-Ant, (2020) Código, Computador, Ecrã, Som, Formigas. Dimensões variáveis. Half-Ant é um ecossistema híbrido bioeletrónico, constituído em parte por processos microeletrónicos, em parte por agregados biológicos de animais, estimula um ecossistema de formigas com padrões visuais e sonoros granulares, obtidos a partir de dados eletrónicos e matemática celular generativa. 8. Wolf-Totems, (2017) Esculturas em PLA preto, dimensões aproximadas 7cm^3. Série de esculturas executas numa impressora 3d, combinam momentos das animações dos lobos virtuais do jogo Wolfanddotcom em Totems-Lobo, de tamanho arquitectural no espaço virtual do jogo. 9. Labyrinth Players (Eu-Abstracto) , (2019) Esculturas em PLA azul, dimensões aproximadas 7cm^3. Série de esculturas dos jogadores virtuais presentes no jogo 0X Labyrinth. 10. Binary Sculptures , (2019) Esculturas em PLA amarelo fluorescente, dimensões aproximadas 7cm^3. Observando o sistema operacional que executa programas em substratos eletrónicos como entidades vivas, a Binary Sculptures Series apresenta edições exclusivas de esculturas impressas que mesclam binários programas e processos binários nas compensações de dados selecionadas. 11. Biological Sculptures, (2019) Esculturas em PLA amarelo flutrescente, dimensões aproximadas 7cm^3. As Biological Sculptures apresentam a estrutura de dados elétricos brutos capturados das plantas na peça Half-Plant (2017), onde os impulsos elétricos sequenciais são transformados em espaço escultural 3D. 12. Wolfspace, (2019) Código, Tablet. Interativo ao toque. Dimensões variáveis. Visualização interactiva dos movimentos ao longo do tempo e uma escultura produzida acumulando as posições de lobos ibéricos quase extintos na natureza. Os dados GPS dos lobos foram obtidos através do monitoramento remoto das suas actividades com métodos não invasivos que envolveriam o contacto com os seres humanos, gentilmente fornecidos pelo CIBIO, Universidade do Porto. 13. 0X Labyrinth , (2020) Código, Smartphones, Capacetes de escultura VR, Network, Som, Interacção. Dimensões variáveis. 0X Labyrinth é um jogo de imersão generativo que permite que dois jogadores compartilhem um momento competitivo inspirado no primeiro dispositivo letal e espiritual do espaço e do tempo.