Esculturas Generativas -- André Sier -- 2009++
Esculturas Generativas: Modelação e Fabricação 3D
André Sier
16—17 abril 2016 (dentro do curso livre fabricação digital)
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
largo da academia nacional de belas-artes — 1249-058 lisboa, portugal +351 213 252 100 | www.belasartes.ulisboa.pt
16 e 17 de Abril, Sábado e Domingo | 10h00-13h00 e 14h00-19h00
salas: Dia 16 - sala 4.08 Dia 17 - sala 3.07
PÚBLICO-ALVO
Jovens e adultos dos 10 aos 100, entusiastas da impressão 3D, novos artesãos, programadores, artistas e designers.
Introdução:
Modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (Processing e openFrameworks) com bibliotecas de código s373.net/x (http://s373.net/code).
Neste módulo vamos gerar esculturas abstractas dos participantes bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos.
O módulo introduz o espaço volumétrico abstracto (voxels), conceitos introdutórios de criação de sólidos tridimensionais, não requer qualquer experiência de modelação 3D, e fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D.
OBJECTIVOS
Conhecimentos de vóxeis e de técnicas de poligonização tridimensionais. Modelação de objectos 3D através de sons, gestos, câmaras, algoritmos generativos.
Gravação e impressão de modelos 3D.
PROGRAMA
Space, the final frontier: o que é o espaço volumétrico abstracto computacional. O que é o Voxel. Exemplos de Técnicas de poligonização tridimensional. Instalação e uso das bibliotecas de código s373.net/x ofxMarchingCubes e s373.marchingcubes para openFrameworks e Processing.
Análise e uso de programas exemplo de Modelação de Volumes Tridimensionais com o som, gestos, sensores, câmaras, algoritmos generativos. Criação de retratos 3D com a aplicação Eu-Abstracto. (http://s373.net/folio/projects/eu-abstracto/)
Gravação de ficheiros .stl.
Limpeza e escala do .stl no Blender e preparação no Cura para a impressão 3d. Impressão 3D de objectos criados pelos participantes.
PARCERIA
Este módulo é uma produção da FBAUL em co-produção com s373.net/x art codex studios.
INSCRIÇÕES
http://www.belasartes.ulisboa.pt/curso-livre-fabricacao-digital/
edit 20160421 : post-workshop data
download printed files @ http://www.thingiverse.com/thing:1508238
Esculturas Generativas
Workshop de Modelação e Fabricação 3D
André Sier http://andre-sier.com
s373.net/x art codex studios
Coordenação : Prof. Mónica Mendes, Prof. Cristóvão Pereira ( FBAUL)
Código: André Sier
Autores das Esculturas:
Francisco Pinto
Adriana Moreno
Patrícia Nazaré Barbosa
Diogo Jorge Frutuoso Cordeiro
Laura David Bosne
Mariana Gaspar
Paulo Teixeira
Délio Vicente
Paula Souto
Erica Caraça
Print Series
00-prints
Prints com o rato solto
01-prints
Esculturas com o rato preciso e randoms / iso level surfing / Tesla_spark - baseado em imagem de bobina de Tesla com radiação Eletromagnética
02-prints
Esculturas realizadas com inputs sonoros / Sinoxel - baseado em sinusóide na gama de áudio
03-prints
Esculturas realizadas com inputs video e testes finais
Esculturas realizadas com o software Eu-Abstracto
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