No festival Cidade Pre0cupada 2013, dias 28,29,30 junho, estarão instaladas no convento de s. francisco, em montemor-o-novo as peças Hyperborea (versão cupular) e Temporary-Babel2D. Para os entusiastas da computação física, haverá um workshop dedicado à Computação Física e Introdução Programação em Arduino e Processing, Foto-síntese. E uma oficina de Construção de Cúpulas Geodésicas no último dia.

 

Hyperborea(versão cupular)IMG_4903

Hyperborea: Além da região dos ventos do norte jaz Hyperborea, uma terra geométrica imersiva onde processos generativos esculpem livremente formas ajustadas por dinâmicas de vento, estruturando uma polys mítica abordável num ambiente imersivo jogável com o corpo em rede.

Este projecto de André Sier procura esculpir, usando a imersão, o som e a imagem, uma experiência única e generativa. Através de movimentos executados no espaço da câmara dentro da cúpula, pode-se navegar no espaço virtual, investigar pistas, coleccionar sons, objectos, atingir combinações sónicas que permitem trilhar próximos passos no caminho até Hyperborea.

Co-Produção :  s373.net/x, ponto quadrado, leds&chips, icst, o espaço do tempo, oficinas do convento

http://piantadelmondo.info/hyperborea

+ info: http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com/?page_id=4171

 

 

DCIM100GOPRO

Temporary-Babel2D:  Um jogo divertido e minimalista, sobre bibliotecas, tempo, coisas temporárias e permanentes. Uma instalação interactiva onde se joga na paisagem mental do recinto de construção da torre de Babel, um espaço onde o tempo oscila e a perspectiva dobra. Tens 1h para atingir a bibliotecária no topo, guiando os teus avatares com joystick, rato e microfone, através dos vários leitores, hyperskates e prateleiras de livros que caiem na biblioteca, criando a arquitectura temporária de Temporary-Babel2D.

http://piantadelmondo.info/temporary-babel

+ info: http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com/?page_id=4165

 

 

 

foto-sinteseIMG_8117oc

Foto-síntese: Workshop de Computação Física e Introdução Programação em Arduino e Processing

Uma oficina de experimentação com interfaces simples de computação física e de introdução à programação, onde será dada primazia à captura de luz e sua transformação em som e padrões lumínicos, à comunicação serial e criação de protocolos de comunicação entre o microcontrolador e programas, à criação de joysticks com objectos comuns. Constrói o teu próprio objecto reactivo à luz. Constrói o teu próprio joystick. Liga remotamente um acelerómetro a um objecto. No workshop serão demonstrados e comentados projectos que exemplificam estas áreas que poderás aplicar nos teus projectos.

29 Jun  – Convento de S. Francisco – das 14 às 19h

Workshop de Computação Física e Introdução Programação em Arduino e Processing

Orientador André Sier

produção s373.net/xOficinas do ConventoAltLab

+ info e inscrições: http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com/?page_id=4151

 

 

 

Construção de Cúpulas Geodésicas
Esta oficina servirá para passar conhecimentos relativos à construção de Cúpulas Geodésicas. Esta é uma técnica ancestral, utilizada em várias culturas diferentes, por causa da grande estabilidade e resistência mecânica que têm este tipo de edifícios. O facto de terem uma forma esférica oferece uma grande resistência pois permite distribuir o peso igualmente pela base do edifício. Os domos, como também são conhecidas as cúpulas, têm também servido ao longo dos tempos para construções que actuam no imaginário da humanidade, pois se parecem com a forma dos planetas, e assim, também em termos estéticos tem sido utilizada para os mais diferentes propósitos.

30 Jun – Convento S. Francisco – 15h

orientador Tiago Fróis e André Sier.

+ info e inscrições: http://cidadepreocupada.oficinasdoconvento.com/?page_id=4178