Skate Riding
André Sier

1-30 Agosto 2015
inaugura 1 Agosto às 17h

Sala Atlântico
Parque Santa Marta
Ericeira

 

 

Skate Riding

Uma exposição individual de arte digital interactiva. André Sier parte da cultura skate para conceber, programar e construir uma série de imagens, obras interactivas e esculturas 3D. Além da série Skate.Exe (http://piantadelmondo.info/skate.exe), a exposição integra outras instalações como k.~, Interestrelar, DMZ, e outros eventos dias 8 e 22 de Agosto: a criação da tua escultura abstracta (Sessões Eu-Abstracto, 15h-20h) e a projecção exterior no Parque Sta Marta da instalação DRACO.WOLFANDDOTCOM.INFO onde se voa como um dragão (22h-24h).

[...] até chegarmos aos mundos generativos para uma “realidade aumentada” cripto-filosófica e outra vez utópica de André Sier. [...] A apropriação crítica dos códigos de programação provam que a arte pode e é cada vez mais uma arte cognitiva à altura da complexidade dos algoritmos e das lógicas que subtendem as linguagens-máquina, os sistemas informáticos e a programação, desenho e automação interativa dos objetos virtuais e correspondentes mundos.
in "Patinar até à Lua", António Cerveira Pinto, 2014

 

Dentro da série piantadelmondo.info, também há cidades que se constroiem de fluxos, arquitecturas que desafiam a estacicidade, cidadãos que habitam um movimento perpétuo. Movimento físico, movimento de devir, devir outro, devir energia, propagação fluida espacial, acordante e resignada às dinâmicas de gravidade e acelerações Newtonianas. O simples instrumento de deslocação, de aceleração e intensificação das velocidades, de transporte do humano para o devir movimento, aumentado: os círculos que rodam no triângulo de interface, o rectângulo que suporta, o movimento que se intensifica, o desbravamento das novas linhas de possibilidades, o movimento. [...] O acto de desbravar movimentos, a experiência de deslizar nas linhas de velocidade propiciadas pela prancha com rodas, a destreza dos movimentos do corpo acompanhados pela prancha que se equilibram nas fronteiras da física e desvelam rampa atrás de rampa de intensificação de dinâmicas está vedada ao caminhante e apresenta-se ao skater como um longo trajecto iniciático de aprendizagem e de habitação da terra das forças desmesuradas, indicando e apontando um transe apoteótico distante onde tudo percola e onde tudo flui.[...]
in "Skate.Exe", André Sier, 2014

Textos escritos por ocasião da exposição Skate.Exe, na Galeria Luis Serpa Projectos, Novembro 2014 - Janeiro 2015.

Bio André Sier

André Sier trabalha como artista-programador no seu estúdio s373.net/x, criando experiências áudio-visuais interactivas e objectos generativos. Trabalha e expõe a nível nacional e internacional em galerias, museus e festivais desde 1997 com código, 3D, vídeo, som, electrónica, desenhos, escultura, instalação, videojogos entre outros meios. Premiado nos Jovens Criadores (2006), na Bienal de Cerveira (2009), na Lisbon MakerFaire (2014), faz parte de colecções nacionais e internacionais e destaca as séries 'struct', '747', 'corrida espacial', 'k.', 'uunniivveerrssee', 'piantadelmondo', 'wolfanddotcom'. Ensina regularmente programação criativa desde 2002, leccionando desde 2012 artes digitais na Universidade de Évora. Tem um portfólio em http://andre-sier.com.

Skate Riding

1-30 Agosto Sala Atlântico, Parque Sta Marta, Ericeira
8 e 22 agosto (15-20h Sessões Eu-Abstracto*, 22-24h DRACO.WOLFANDDOTCOM.INFO)
* mais informações sobre o projecto em : http://andre-sier.com/projects/eu-abstracto/
inscrição através de email com nome e hora preferencial para astronaut@s373.net

Apoios

s373.net/x art codex studios | hélder alfaiate galeria de arte | galeria luís serpa projectos | fundação calouste gulbenkian | o espaço do tempo | câmara municipal de mafra